Palestrantes

CESARE MASSONE

M.D.
Associate Professor of Dermatology and Venereology
Associate Editor – DERMATOLOGY REPORTS
Medical Director
Dermatology Unit-Ospedali Galliera

DIANA LOCKWOOD

Emeritus professor of Tropical Medicine
London School of Hygiene & Tropical Medicine

GERSON OLIVEIRA PENNA

Médico 61 anos. Graduado pela Universidade Federal do Pará (1984). Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/AMB (1988), Especialista em Planejamento Estratégico (1992), Doutor em Medicina Tropical, pela Universidade de Brasília (2002), Pós-Doutoramento em Saúde Pública no Instituto de Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia. Vice-Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia 2006. Fundador e Ex-Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde. Foi Assessor Especial do Ministro da Saúde Adib Jatene, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde, Consultor da Organização Mundial da Saúde e Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. É membro do Leprosy Review Editorial Board, único periódico indexado no MedLine sobre o assunto. Foi Secretário de Estado Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e Presidente do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foi Diretor da Fiocruz Brasília, no período de 2011 a 2017. É Médico e Pesquisador Pleno do Núcleo de Medicina Tropical, da Universidade de Brasília e Pesquisador Associado do Centro de Referência Nacional em Dermatologia (Fortaleza-CE). Dentre os projetos coordenados destacam-se: Ensaio Clínico Randomizado ? ?Estudo independente para determinar efetividade do esquema Uniforme de MDT de seis dose (U-MDT) em pacientes de hanseníase – (U-MDT/RCT-BR)?, financiado pelo DECIT/CNPq (investigador principal); ?Busca do Bacilo de Hansen na fauna da Amazônia brasileira e comparação com as cepas encontradas em humanos na área? (investigador principal); ?Proposta de Programa de Pesquisa em Leishmanioses: uma Solução para Saúde Pública? e ?Avaliação do efeito dos determinantes sociais e impacto de programas sociais na incidência, percentual de incapacidades físicas e desfechos do tratamento da hanseníase em uma coorte de 100 milhões de brasileiros? (coordenador). Coordenador de Pesquisa do ?Programa de Pesquisa em Leishmanioses: uma solução para a saúde pública?, em formato de contribuição do Fórum das Unidades Regionais (FUR) da Fiocruz, que buscou uma solução para Saúde Pública no tratamento de pacientes acometidos com Leishmanioses ? identificação de prioridades de solução para a saúde pública no campo da terapêutica para as Leishmanioses, alinhada às diretrizes dos Programas Translacionais de Pesquisa, ação estratégica do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (PCTIS). Sua produção acadêmica soma cerca de 204 trabalhos científicos entre artigos completos em periódicos, livros, capítulos de livros, livros organizados, entre outros e, 392 participações em eventos científicos entre congressos, seminários, bancas de mestrado, doutorado e concursos públicos. Membro do Comitê Assessor em Hanseníase do Ministério da Saúde do Brasil.

HEITOR DE SÁ GONÇALVES

Vice- Presidente da SBD.
Dermatologista e Doutor em Farmacologia Clínica

MARCELO TÁVORA MIRA

PhD em genética molecular pela McGill University (Montreal, Canada), atualmente é professor titular do programa de pós-graduação em ciências da saúde da Escola de Medicina da PUCPR, onde aplica estratégias de pesquisa em genética e genômica humana e de microorganismos e biologia celular e molecular na investigação das bases moleculares de doenças complexas, com especial interesse pela hanseníase e vitiligo

MARIANE MARTINS DE ARAÚJO STEFANI

MARIANE MARTINS DE ARAÚJO STEFANI

Professora Titular de Imunologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG. Cursou Mestrado e Doutorado em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Federal de São Paulo, tem Pós-doutorado no Centro de Imunologia da OMS, Suíça e no Hansen’s Disease Program, USA. Atua orientando mestrandos, doutorandos e pós doutorandos na área de doenças infecciosas, com ênfase na imunologia da Hanseniase e nas caracteristicas moleculares do HIV/AIDS incluindo mutações de resistência a antirretrovirais em diversos estados do Brasil. Tem experiência em coordenar projetos de pesquisa financiados por agencias nacionais (CNPq, CAPES, FINEP) e internacionais (TDR/OMS, Heiser Fundation). Atualmente atua também como Professora Visitante Sênior da FAPEAM, na área de segurança transfusional junto ao banco de sangue HEMOAM em Manaus, Amazonas e atua no projeto REDS financiado pelo NIH,USA.

SANDRA MARIA BARBOSA DURÃES

Professora associada de Dermatologia da UFF
Coordenadora do departamento de Hanseníase da SBD

SINÉSIO TALHARI

Professor do Curso de Mestrado/Doutorado em doenças infecciosas e parasitárias da Fundação de Medicina
Tropical do Amazonas
Prof. do Curso de Mestrado em Dermatologia da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta